Taxar os Mais Ricos?

Taxar os Mais Ricos?


Toda vez que rola uma conversa de que “o estado esta quebrado”, sempre pinta alguém sugerindo: “Vamos Taxar os mais Ricos!”.
Vamos pensar um pouco: se o governo fizer isso, quem vai pagar a conta são justamente os Mais Pobres!
Para entender o porquê, é preciso entender que existem dois tipos de impostos: Diretos e Indiretos.
A) Imposto Diretos: Como o próprio nome diz, é aquele que você paga diretamente ao governo. Exemplos: IPVA, IPTU, Imposto de Renda, etc.
B) Imposto Indiretos: São os que pagamos sobre o nosso consumo. Todos os produtos e serviços que consumimos, tem imposto encima. Impostos esses que a gente paga indiretamente ao governo.
Quando se fala em taxar os mais ricos, significa cobrar impostos diretos dos que possuem maior poder aquisitivo (normalmente empresários). A idéia é aumentar a arrecadação e melhorar os serviços públicos.
O problema é que, esses mesmos empresários tendem a aumentar os preços dos produtos e serviços que suas companhias oferecem, ou seja, os consumidores vão acabar pagando indiretamente a conta com impostos indiretos.
Como os mais pobres são os que mais comprometem sua renda com consumo (arroz, feijão, luz, etc.), eles que mais vão sofrer.
E dependendo do quanto esses preços aumentarem, a tendência é que o consumo diminua tanto que muitas empresas vão quebrar e, com isso: DESEMPREGO!
Isso também afasta investimentos do exterior. A tendência é que grandes empresas implantem suas fábricas em países que cobram menos impostos. Seguindo a mesma linha de raciocínio, empresas brasileiras podem migrar para outros países pelo mesmo motivo. E o DESEMPREGO só aumenta…

E digo novamente: sem empresa, sem emprego!

Comentários